Por que “Esperanto” é o nosso nome?

Por que “Esperanto” é o nosso nome?

A inspiração vem de um esforço em estabelecer a unidade entre os povos. Esperanto é o nome de um idioma artificial criado pelo médico polonês Ludwig Lazar Zamenhof em 1887, com o objetivo de ser uma linguagem internacional, que seria utilizada não como a língua oficial de alguma nação, mas como uma ferramenta de comunicação entre povos.
De gramática simples, inspirada em diversos idiomas, o Esperanto é considerado uma das línguas mais fáceis de se aprender. Há evidências, inclusive, de que o aprendizado de outros idiomas é facilitado quando o aprendiz já é familiarizado com o Esperanto. Mas o que isso tem a ver com o nosso Espaço Terapêutico?
A criação do idioma Esperanto tinha um objetivo: tornar nosso mundo mais democrático, igualitário, fraterno. Compartilhando uma linguagem que não é de nenhuma e ao mesmo tempo de todas as nações, pretende-se dar o passo inicial em direção à relações humanas mais próximas, onde ninguém detém mais poder ou autoridade que o seu semelhante. E tudo isso combina com a filosofia por trás de nosso Espaço.
O trabalho desenvolvido pelos profissionais do Esperanto Espaço Terapêutico tem por objetivo ajudar a cada indivíduo que necessite de apoio, e com isso contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável e igualitária. Aqui, todos são tratados com dignidade e respeito às suas limitações e potencialidades.
Esperanto, considerada a língua do futuro, nos remete à paz, à igualdade, à união, e, em concordância com a ideia do Espaço, dá nome àquilo que nós, profissionais das diversas áreas que aqui trabalhamos, acreditamos.
Sejam todos bem vindos ao espaço que utiliza o nome de uma língua universal, criada para estabelecer unidade entre os povos, uma língua reconhecida pela Unesco na tentativa de acabar com discriminações de qualquer espécie.